quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Bariloche!


Carretera austral (foto Mauro)

Saìmos de Coyhaique para percorrer  o ultimo trecho da Carretera Austral antes de retornar a Argentina. Resolvemos voltar via Futaleufu. A carretera, logo apòs Coyhaique jà tem uma boa parte com asfalto. Mas náo  tardou e, voltou o rìpio. A viagem se torna muito mais lenta, porèm, na medida certa para que se possa apreciar toda a paisagem que ali se expoe de forma exuberante. Selvagem, agressivamente selvagem. Nesta parte da carretera hà  uma sucessáo de lagos, cachoeiras, glaciares, como o "Colgante" - pendurado no alto de uma montanha, fica  derrubando paredes de gelo la de cima - bosques de àrvores milenares, muito altas e com formas impressionantes. Tem  trechos onde passa apenas um carro, trechos  de ripio muito liso, quase um asfalto, formado pela compactacao de cinzas expelidas por vulcoes pròximos. A imponencia das montanhas, a exuberancia da floresta, o rugir das aguas dos rios de degelo a formar lagos de cores inacreditàveis, tudo nos faz sentir muito pequenos. Menores ainda ao lembrar, que muitas de nossas acoes, somadas aos milhares, podem  contribuir para modificar essa beleza toda. Vez por outra encontra-se nos mirantes, latinhas de refrigerante, sacos de salgadinhos, plasticos, restos de comida......
Durante todo o dia, muita chuva, com alguns periodos de vento e sol. Mas nada que deixe a viagem menos interessante. Là pelo meio da tarde, paramos na beira de um lago para preparar nosso almoco/lanche. Acendemos o fogo, fizemos um cafe quentinho e ....curtimos o momento!! Afinal, è isso, apenas isso que precisamos fazer!!
A noitinha chegamos em Futaleufu. A ponte do rio antes de chegar na cidade mostra um rio caudaloso, furioso, cheio de obstàculos e redemoinhos e àgua de cor verde esmeralda. Aqui è um dos melhores locais para rafting no mundo. Dà pra ver pelo grande numero de carros carregando caiaques e agencias oferecendo a atividade nas corredeiras.
Como náo tinhamos marcado nada em especial, resolvemos ir direto pra fronteira, que soubemos fechar as 21 hrs. Assim poderìamos dormir em Esquel, jà do lado Argentino, e, pela manhá seguir direto pra Bariloche.
Foi o que fizemos.
Aproveitamos pra dormir bastante. Acordamos tarde.
Ao final da  tarde chegamos em Bariloche. As "gurias" foram direto às compras. Os precos aqui estáo bastante convidativos. Encontramos hotel  bom com diaria bem em conta - 50 reais por  pessoa, bem no centro.
Logo que pudemos fomos a um restaurante comer......sopa de Calabaza!!! Sò podia ser ela nè !!! E como "postre" !!??  Advinhem.... se náo foi a tal sobremesa de banana flambada com sorvete e calda de chocolate quente!!!   Isso, realmente náo tem preco!!!!
Amanha vamos leva-las pro "circuito Chico" e ao Cerro Campanario. Serà um "momento muito especial" pra elas. Prà mim tambèm serà! È muito bom observar e sentir a reacao estupefata de alguem ao apreciar essas vistas inimaginàveis pela primeira vez.
Vamos là !!

Amanhecer na carretera (foto Mauro


...jeito de olhar a estrada (foto Mauro)


...surpresas (foto Mauro)


7 comentários:

  1. Mauro
    Huumm, que vontade de tomar essa sopa de Calabaza. Vê se aprende a receita e na volta faz um jantar pra nós.
    Essa viagem parece estar sendo fantástica! Quem sabe na próxima sobra uma vaguinha pra mim.
    Beijão
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Aprendeu a cuidar da natureza e não jogar mais lixo pela janela é?
    Antes tarde do que nunca. hahaha
    E é legal ver você descobrindo coisas novas depois de ir 10 vezes para o mesmo lugar. Anota todas as rotas direitinho que desbravarei por conta própria no futuro.
    Beijão, pai.

    ResponderExcluir
  3. Mauro
    Hoje eu te agradeço pela "carretera austral".
    Te agradeço pelo que essa imagem significa pra mim.
    Pela transformação pela qual passei nesses últimos anos.
    Pela descoberta de possuir uma autonomia que eu não conhecia.
    Pela emancipação que o pedalar me trouxe.Pela transgressão que me proporciona...
    Experimentar a vida de novas formas, me sentir forte e frágil ao mesmo tempo.
    Me sentir inteira e completa sem nenhuma "bagagem".
    Você sabe que estarei ligada a você, eternamente.
    Porque foi através de você que eu descobri em mim, esse "jeito de olhar a estrada"...
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Mauro e turma!!!
    Que lindas fotos, prá variar Mauro, PARABÉNS!!!! Esse seu olhar é tudo!!!!Olho prá elas e já estou lá, me sinto dentro do local muito bem retratado por você, e quanta emoção!!! Que lugares MARAVILHOSOS!!!!Só por DEUS!!!!
    Iguaçú!!! Cadê as suas fotos????!!!
    Mudando de assunto a minha sopa de calabaza, a última ficou dos deuses, vou fazer concorrencia por llao, llao, e pro restaurante de Bariloche, mas tem uma diferença, e essa é primordial,o ingrediente principal está faltando na minha "VOCÊS".
    E que vontade de comer aquela sobremessa, com vinho muito vinho é lógico!!!! E dar muitas risadas. Bjs. Saudadessssss!!!! Karin.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. " Hummm, e claro que nao dispenso conforto e comida gostosa "muito menos banana flambada com sorvete e calda quente de chocolate", mas neste trecho...gostaria muito de tomar este cafezinho na beira do lago.Ontem,comentei aqui sobre a viajem e disse poder sentir o cheiro do po da estrada...e com vcs comemorar cada surpresa que a natureza apresentasse nas paradas...Parecia, pressentir,porque ainda nao havia lido a postagem...Amigos,boa viagem...Boas compras!!!Brasileiros, gostam de deixar nosso dinheiro na argentina...bem em se tratando de busca pelo prazer,e ferias...vale tudo...

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mauro! Q viagem gostosa vcs estão fazendo! Voltei de Marrakech e estou em Londres acompanhando a viagem de vcs! Bjs, Julia

    ResponderExcluir