sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

.....O Lugar !!

Torres del Paine (foto Mauro)
                                                      
Ói nois aqui !!!!
Após 3 dias de inacessibilidade, enfim voltamos á civilização. Mas......estar fora, foi muito bom!!!!Que lugares.
Entre eles, um que é conhecido como a paisagem mais  bonita do mundo!!!
Há quem diga que é um lugar que se deve ver "ajoelhado"!
Bem, vamos par partes.
Em El Calafate, entre muitas atrações naturais, a mais famosa é o Glaciar Perito Moreno. É o único glaciar ainda em expansão em todo o mundo. Dista 70 km da cidade. Ida e volta em ônibus, passeio de barco bem próximo á parede frontal e um treking usando crampons (calçados especiais para andar sobre o gelo) custa US 120.
À noite "parrilla" antes de dormir, para no dia seguinte seguir para o destina mais esperado, Torres del Paine!
Sairíamos da Argentina para o Chile. Pelas notícias do últimos dias, sabíamos que o Chile estava em greve contra um aumento de combustíveis de 16%. Até o dia anterior  a nossa saída as estradas permaneciam bloqueadas. A viagem poderia se encerrar ali mesmo. Mas.... nunca nos preocupamos antes da hora. Somos otimistas. Alem disso lembram....."a vida é tudo o que acontece...".
Assim, no dia seguinte, programamos nossa saída como se nada estivesse acontecendo. Ao amanhecer partimos. Iríamos pelo menos até onde fosse possível irmos, e tentaríamos resolver  a situação conforme se nos apresentasse.
Ao abastacer o carro, aind aem El Calafate já sabíamos da novidade. A greve havia terminaria naquela manhã.
Nunca duvidei da continuidade da viagem. Desta vez aconteceu....o que esperava!
Felizes, seguimos nosso caminho.
Chegamos ás 17 hrs em Torres del Paine. Lugar que tinha certeza, bateria todos os recordes de velocidade de "fotos por hora".....
Já durante a chegada,  a cada curva um ohhhh, e clic, clic, clic....... para, pára, páraaaa!!! Dificil chega ao camping onde ficaríamos. Como as estradas dentro do parque formam um labirinto, acabamos indo direto para o glaciar Grey. O  lugar e lindo. Mas  ao chegar levei um susto. Estive ali pela primeira vez em 2000. O barco que peguei para ir até a frente do glaciar saia da lateral do hotel. Agora, tudo estava seco! O  lago de degelo recuou uns 200 metros! Que pena.  As vezes ouço falar do aquecimento global, mas nunca tinha tido a experiência de constatar por mim mesmo. E logo num lugar do qual tenho as melhores recordações.
A grande extensão de areia, algumas lagoinhas remanescentes antes do grande lago do glaciar formam agora uma paisagem muito  bonita. Para mim também. Bonita....e triste!
Todos se espalharam pela praia, catando pedras, tirando fotos e curtindo o visual.
Hora de procurar nosso cantinho para os dois dias seguintes. No camping Pehoé tinhamos reserva de 4 "Domos". Barracas grandes com uma enorme estrutura metálica coberta por um material plástico reforçado, com janelas transparentes onde a gente pode apreciar o céu noturno. Algo realmente diferente.
Antes de dormir, jantar na Hosteria Pehoé. Um restaurante construído sobre uma ilha no meio de um grande lago de cor verde metálica, cujo acesso é feito por uma longa  passarela sujeita a ventos fortes. A vista de dentro do restaurante é a mesma que compõe os cartões postais com a "paisagem mais bonita do mundo". O garçom conta que é normal que as pessoas se sentem ás mesas em frente aos janelões enormes e, com a camida na mesa, se percam  a olhar as torres de granito multicoloridas, e esqueçam que estão num restaurante para comer. Então ele "acorda" os clientes  perguntando se querem que lhes esquente o prato novamente.
Pois é, esse é ...... O Lugar!
Dormimos. No dia seguinte, um dia inteiro para....tra fotos, caminhar..apreciar. Sentir-se parte da  paisagem. Imprimí-la na alma. Alimentar futuros sonhos...
Um dia inteirinho para cada um usufruir a sua maneira.
Na manhã seguinte, próximo destino, Punta Arenas. Apenas passagem. Dormir antes de ir para o ponto final da viagem dos amigos da Justiça. Ushuaia!
Curtam as fotos!!!!!!!!!!!
 

Restaurante do Camping (foto Mauro)
Lago Grey (foto Mauro)

Restaurante Hosteria Pehoe  (foto Mauro)



Torres del Paine (foto Carla)


Iguaçu Voando em T del Paine (foto Mauro)
 

Antonio dormindo no Iglu (foto Mauro)


6 comentários:

  1. Mauro.O que são essas pedras no lago e essa Hosteria de luzes acesas na imensidão?Simplesmente fantástico!!!Meu protetor de tela já está aqui...escolhido a dedo entre tantas maravilhas: tua foto de Torres del Pain.Aproveitem cada minutinho que resta.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o lugar mais bonito do mundo mesmo. Ainda voltarei e me hospedarei no Explora. haha
    E não fizeram a caminhada até as Torres?
    Sei que o 'Seu Mauro' tem trauma, já que quase perdeu os dedos no frio de lá, mas para o resto é obrigatório.

    ResponderExcluir
  3. "...Nossa! Como e dificil comentar qualquer coisa. Uma imensidao de emoçoes, invade corpo e mente ao ver estas imagens...eu que sou uma pessoa (timida, quase nao falo) continuo mudinha diante de tudo isto!!! Mas,vai la o momento merece... vou deixar fluir o meu lado comunicativo e dizer......que inveeeeeeeejjjjja de voceis tudo!!! " O lugar " tudo de bom, de lindo e maravilhoso. E ha quem negue a existencia de Deus,ah! nao foi apresentado devidamente a ele com certeza...So de olhar eu me sinto na presença de Deus, quem seria capaz de esculpir algo assim, que nos torne tao infimos e ao mesmo tempo nos encantar e nos deixar tao intimos com a " vida " ( pena que em apenas 10 anos, ja de pra ver o quanto a falta desta intimidade nos impede te termos outro " momento perfeito " )eu fiquei arrepiada ao ler. Pessoal, obrigada! Muito bom, estarem dividindo esta experiencia toda,com descriçoes detalhadas(ate dos preços,assim se pensar em ir ja vai preparaaado),tah! o que o Christa escreveu eu nem sei em que lingua esta, entao concordo com ele...passear, conhecer e viajar por estradas e lugares inospitos e sem falar das narrativas dotada de tanta sensibilidade que emociona e faz a gente teletransportar ou espiritualisar tudo junto com vcs......Quanto as imagens " obras divinas, fantasticas," SEM PALAVRAS "... Amo muito tudo isto! beijo no coraçao de vcs.

    ResponderExcluir
  4. Heihhh,,,este e so pro Icaro ai digo " Iguaçu " ou Icaruçu. A Silvia ta chegaandooooo...vai recolhendo as asinhas...kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Oi, gente! Q paisagens ma-ra-vi-lhooooooooosas!!! Agora sao 18h15 aqui em Londres e resolvi olhar o blog para ver os comentarios do Mauro e de todos sobre o diario de bordo. Vou continuar a segui-los , sendo que a partir de domingo, estarei em Marrakech! Bjsssss

    ResponderExcluir
  6. Que lugares magníficos! Uma viagem e tanto ein? Quem sabe numa próxima eu também vá... Beijos da Eliane Boscardin

    ResponderExcluir