sábado, 15 de janeiro de 2011

Um dia normal...na Patagônia!!


Mallin Colorado (foto Carla)

Cabanas Mallin Colorado (foto Mauro)

Capelas de Marmore (foto Jack
 
Lago Grl. Carrera (foto-Mauro)

 

  

Cedinho saimos de Coyhaique. Destino, Carretera Austral. Uma das estradas mais cênicas do mundo. E assim foi. Pára, pára...para!!!!  Pára, pára....pára!!!! Quando se pensa ter tirado  a foto da  paisagem mais  bonito do mundo, logo a seguir aparece outra ainda mais deslumbrante. Agora, sim!!
Mas que nada! Após a curva seguinte, surge uma paisagem ainda mais espetacular.
O percurso seria de apenas 240 km. Pois é, isso levou quase um dia inteiro. Cascatas, montanhas, flores, vales a perder de vista, lagos de cores incríveis, casinhas coloridas, glaciares, bosques verdes, bosques secos, vaquinhas gorduchas e....uma estradinha!!!  Aproximadamente 1.200 km exatamente assim!!
Entendem porque gosto de "passear" por aqui!?
Lá pelas 4 da tarde chegamos a Puerto Rio Tranquilo. Lugar das Capelas de Mármore. Isso mesmo! Tem um lago gigante, o segundo maior da América latina - Lago General Carrera(lado chileno) ou Lago Buenos Aires (lado argentino). No meio desse lago  tem umas formações rochosas que, pela ação da água agitada pelos fortes ventos da região, foram sofrendo erosão e hoje tem formas góticas, lembrando capelas. Tudo em mármore!! Sim, mármore. De todas as cores. Verde, azul, marrom. E a gente entra dentro dessa maravilha toda. E.. ali estamos nós. Privilegiados! Rodeados de tanta beleza!!!É simplesmente uma das mais belas atrações da natureza em todo o mundo.
Hora de ir. Levar tudo nos cantinhos das mais lindas lembranças e....seguir.
Não sem antes comer umas empanadas num cantinho simples junto ao posto de combustível.
O local para dormir é Ecolodge Mallin Colorado, daqui a 40 km só.
Felizes pela estrada afora, até que.... um estouro!!!! Pneu !!! No meio de uma subida! Fomos ver. Simplesmente o pneu traseiro rasgou inteiro. O Iguaçu e eu logo pusemos mãos a obra. Isso faz parte!! Só nõ precisava  perder o pneu. E tão pertinho do local de dormir! Mas, nada nos tira o humor. E  pessoal mal começou a tirar fotos e logo já estávamos prontos.
Já em seguida chegamos ao nosso destino de hoje. Eu já sabia que seria bom, mas ..............., como diria o Edu "inexprimível"! Para nós, duas casinhas de madeira de frente para o lago General Carrera. Cada uma com tres quartos, hidromassagem, cozinha e uma sala com  lareira e frente toda de vidro com vista para o lago. Tinha até roupão e chinelos bordados para cada um. Realmente, muito acima do que esperávamos.
Os contrastes da vida!
Minutos antes estávamos apreensivos com a perda de um pneu. Parecia que o sonho acabara.
Já em seguida estávamos deslumbrados. O sonho voltara. Melhor ainda! Pareciamos crianças.
Jantar surpresa marcado para as 9 horas, lá fomos nós.
A sala grande aquecida por uma enorme lareira.  A mesa linda com taças e talheres de prata. A vista do lago ao anoitecer. Preciso falar mais!!?? Se é prá"viajar", que seja assim!!!
Do "pisco sour" de framboesa, animados por um "carmenére", findando com a sobremesa decorada, tudo foi inesquecível.
Sorrindo por fora e por dentro, assim fomos todos dormir. Menos eu!
Aproveitando  momento, esperei tudo ficar  ás escuras. A suave luminosidade das chamas na lareira refletidas no vidro do janelão me deu vontade de sentar no sofá. O lago esverdeado emoldurado pela estradinha cênica não dava  prá ver, mas sabia que estavam bem ali.
Resolvi compartilhar o momento especial com as pessoas que amo........uma lembrança com, .. e para cada um! Que momento!!

Pela manhã jui o primeiro a acordar.
Choveu a noite toda. Preparei minhas coisas, coloquei no carro me molhando bastante. Como estávamos sem o pneu estepe, o dia prometia ser bem difícil. A subida do lago General Carrera rumo a Chile Chico, passar pela fronteira com a Argentina e seguir até Perito Moreno. Rípio, estrada estreita. O Igua acordou. Cada um saberia exatamente o que fazer em qualquer circunstância. Pedi que levasse todos juntos para o salão do café. Queria falar algo que deixasse todos tranquilos.
Mas.......estamos na Patagônia!! Ao sentarmos para o café, o sol brilhou tornando muito mais bonitas nossas primeiras fotos do dia.
Felizes hoje resolvemos fazer algo diferente. Ao invés de tirarmos fotos a cada kilometro, tiraríamos foto de metro em metro. Rssssssssssssssssssss....... E foi quase assim mesmo. Prá mim esse é o trecho mais bonito dessa região da Patagônia, e, teve gente que concordou.
Lembrando sempre que não tínhamos estepe, fui dirigindo bem devagar, parando sempre que alguém dissesse, "olhaaaa"! Todo mundo pulava animado. Olhando do carro, aquele bando a correr, se espalhando por cada cantinho da  estrada, parecia um "arrastão" fotográfico.
Levamos 6 horas para percorrer 200 km até Chile Chico.
Logo fomos procurar um pneu. O único que achamos foi um pneu velho. Melhor que nada.
Seguimos para a cidade de Perito Moreno. Lá rodamos a cidade inteira. Nada!. Achamos apenas outro pneu velho e ainda de medida um pouco diferente do que precisamos. O que fazer. Melhor que um pneu velho.....dois pneus velhos!!
Brincadeira? Não!! Afinal amanhã enfrentaremos a famosa Ruta 40. A lendária estrada que cruza a Argentina de norte ao sul, sendo que a única parte sem asfalto é o trecho de aproximadamente 500 km que faremos. Sem infraestutura, inóspito, desertico e, paixão de muitos aventureiros! A gente.....!?  Lógico que nãoooo!!
Bem, acho que vou colocar o corpo pra descansar. A mente talvez.
Amanhã conto mais.
Carretera Austral (foto-Jack)
 
Capelas de Marmore (foto Jack)

  
Iguaçu, ...voando na Patagônia (foto Edu)

8 comentários:

  1. Estou esperando pelas fotos rsrsr Pode continuar postando...hehe Você escrevendo o teu blog e eu atualizando o meu.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Alguém tirou foto da troca de pneu????? Aposto como a Jack'O tirou.....ha,ha,ha.....

    ResponderExcluir
  3. COISINHA BÁSICA MESMO, O PNEU FURAR, AI POR ESTES LADOS. AHAHAHA, E AS FOTOS? CADÊ? AGUARDO.

    ResponderExcluir
  4. ...levem isto como uma oportunidade para...hummm...fortalecimento muscular.kkkk e as fotos????

    ResponderExcluir
  5. SEM QUERER SER ESTRAGA-PRAZERES (TALVEZ VOCÊS JÁ SAIBAM), HÁ UM MOVIMENTO POLÍTICO EM PUNTA ARENAS CONTRA O AUMENTO DO GÁS PROMOVIDO PELO GOVERNO, E OS MANIFESTANTES ESTÃO BLOQUEANDO A PASSAGEM DE TURISTAS ARGENTINOS E BRASILEIROS NA REGIÃO (NÃO ENTRAM OU SAEM); FALA-SE EM BLACK-OUTs E FALTA DE ALIMENTOS. FIQUE ATENTOS, POIS PODE HAVER NECESSIDADE DE MUDANÇA DE ROTA. UMA BOA DICA DE ATUALIZAÇÃO É O SITE DO JORNAL MAIS IMPORTANTE DO PAÍS, "EL MERCURIO".

    ResponderExcluir
  6. atenção,eu e a dani queremos saber se nós tbem vamos dormir nesta cabana? ou pelo menos proximo. ahahahahahah.

    ResponderExcluir
  7. Lindas as fotos, estas "Capelas de Marmore",esculpidas com a "força e persistencia das aguas" me faz nao deixar de acreditar que o tempo e mera ferramenta "sao nossos olhos" aperfeiçoando os sentidos e nos fazendo entender sua capacidade de milagre... Com a camera na mao, e tantas outras e outras imagens uma mais linda que a outra a lhes chamar a atençao, ainda assim estes mesmos " olhos " definem o "momento exato" para cada um.

    :) INEXPRIMIVEL :)

    kkkkkkkkkkk...Nao sabia que vc sabia usar Corel ou Photo Shop Yguaaaçççuuu!!!! Ou e vc mesmo,anormal ate na Patagonia...Ja sei, se exibindo pra Silvia, ahhh!!! este tal de amor, faz a gente aprontar cada uma! "..nao e assim tao complicado, nem dificil de entender!!!" Tudo bem,a imagem do lago, a beleza de cada paisagem...tudo tem que ser aproveitado ao maximo...kkkk...Quero ver todas as fotos,juntar com as descriçoes postadas,uma narrativa na voz do Cid Vieira("ops")Moreira, e enviar para a proxima ediçao de "NO LIMITE"...Vamos ficar todos ricos...bj no coraçao amigos!!! Rosiane

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos, Iguaçu, Maurão & Cia. Que emoção contagiante, estamos aqui maravilhados com todos os depoimentos e mesmo já termos feito uma parte desta viagem simplesmente magnifica, ficamos a repetir, "puxa, temos q fazer esta viagem juntos".(Nil).

    Dae Iguaçuzito cara d culito kkk adorei a mensagem da secretaria eletronica! um abraço Gabriel !!! :)

    ResponderExcluir